Crio para mim, acreditando que adorarei aquela peça para sempre. Uso técnicas que apuro e torno minhas de forma a facilitar o meu trabalho.

Procuro linhas simples, texturas incríveis que confiram carácter e personalidade às peças. Sou apaixonada por aquilo que faço e adoro sentir que as peças carregam esse sentimento, essa alegria.

Atento ao que me rodeia, muitas vezes acordando para formas que observei antes e construo a partir da materialização da inspiração que o material e as linhas que encontro me oferecem. 

 

Adoro desafios, o sentido que existe em criar algo tão especial quanto único é um dos verdadeiros motivadores que me faz querer continuar a criar, a melhorar, a inventar e reinventar. Sou verdadeiramente afortunada por poder perseguir aquilo que me faz sentido e me faz sentir.

- Mafalda Maya

MAFALDA MAYA

Mafalda Maya é joalheira, com oficina na Avenida de Madrid, no Areeiro. 

Começou o seu percurso artístico na escola António Arroio, onde teve o seu primeiro contacto com as técnicas de ourivesaria e aí nasceu a paixão pelo trabalho oficinal.

Estudou ainda na Escola Contacto Directo, onde concluiu a sua formação em design de joalharia.

Entre 2007 e 2009, viveu nos Estados Unidos, no Estado de Nova Iorque, onde ingressou na Urban Glass, acrescentando técnicas de vidro à sua formação artística.

Participou num workshop em 2010 com Kristina Logan, em Nice, França, e desde então que alia o vidro às suas criações.

Tem vindo a explorar o universo escultórico do trabalho em cera, primeiro com os formadores Susana Teixeira em 2018 e Calixto Sanchez em 2021.

Grande defensora da reutilização e reciclagem dos metais nobres, aliando consciência de consumo à emoção de dar nova vida a peças que não eram usadas e que passam a ser.

INSPIRAÇÃO

A Natureza e as suas formas orgânicas e geométricas é uma das grandes fontes de inspiração.

Tem gosto pela criação individual, pela personalização dos objectos, para que sejam sempre especiais e que possam ser usados muitos anos por quem os desejou e serem passados para as gerações seguintes, as peças criadas por Mafalda Maya são pensadas particularmente para a pessoa que irá usá-las.

É também através  de conversas com os clientes  gostos, expectativas, desejos, hábitos, permitem estudos dos quais nascem formas, texturas que a fascinam e a convidam a experimentar outras peças, criando assim pequenas famílias, agregados, colecções.

Novos clássicos, feitos para durar eternamente.

IMG_2126.jpg
IMG_2216.jpg
IMG_2112.jpg

CONTRASTARIA DE LISBOA

Código de Actividade: L260023

Registada a 27-12-2016

IMG_2151.jpg